Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O VALOR DE UM RETIRO

Pe. Emerson após a missa de encerramento do retiro
É essa a fisionomia de um sacerdote que participou do Retiro Anual do Clero da Arquidiocese de Brasília. Felicidade é a palavra que traduz o sentimento que me vem nesse momento. A sabedoria da Igreja nos coloca a necessidade de se realizar um retiro anualmente para viver a experiência de sentar aos pés de Jesus e ouvi-lo (cf. Lc 10, 38-42). Diante do ativismo que nos obriga a fazer tudo às pressas, é necessário parar e refletir como andam nossos projetos e se estão de acordo com a Vontade de Deus. Não é somente o padre ou a religiosa que devem fazer essa "parada obrigatória". Todos devem dedicar um tempo qualquer para repensar sua trajetória e ouvir a voz de Deus que fala no silêncio e na calma de uma alma disposta a realmente fazer silêncio. Diante de tanto barulho que nos é imposto em nossos dias, faz-se muito necessário a busca do verdadeiro silêncio e da oração para acalmar o nosso interior. Todos nós que vivemos em grande cidades e centros urbanos, sentimos ainda mais essa necessidade. O que mais me chamou a atenção nesse retiro foi o tema ser PALAVRA DE DEUS! Como é preciso escutar a voz de Deus que sutilmente nos vem por meio de Sua Palavra contida na Bíblia. Foram belas reflexões dadas por Dom Milton, bispo auxiliar de São Paulo que teve como base a grande Exortação Apostólica Verbum Domini do Papa Bento XVI. Pra quem quiser conferir, basta acessar: Verbum Domini. Vale a pena ler, pois é um verdadeiro tratado sobre a Palavra de Deus que deve ser aprofundado e vivido em nossas comunidades. Deus nos ajude a colocar em prática essa grande fortuna que nos é dada abundantemente e de modo gratuito. Faz muito tempo que não venho aqui no blog para partilhar as experiências, mas depois desse retiro não podia deixar de colocar essa experiência onde pude, de fato, rezar e silenciar diante do Senhor da Vida. Outro aspecto muito interessante que o retiro nos traz é o encontro com os irmãos. Muitos sacerdotes que vivem em suas paróquias com tantas situações, muitas vezes, complicadas e que tem, no retiro, uma oportunidade de partilhar. Isso enriquece ainda mais nossa caridade cristã, pois a partilha nos leva a dividir com o outro nossas cargas e até a encontrar soluções para o nosso dia a dia. O retiro terminou, mas está apenas começando o entusiasmo que nos envolve depois de dedicar momentos para estar com o Senhor. A alegria que se vê estampada na fisionomia dos amigos padres é fruto desse encontro maravilhoso com Jesus que nos revigora e anima.
Então você que precisa ser restaurado(a) na sua interioridade, procure fazer um bom retiro com um bom orientador e verás maravilhas acontecendo. O problema é que queremos as coisas do nosso jeito e no nosso tempo. Deixe Deus falar na sua história e deixe-o agir nos acontecimentos mais singelos, como por exemplo, num retiro.
Amigos padres durante o retiro


Não deixe o cansaço e a tristeza tomarem de conta de sua vida. Pare e deixe Deus falar no silêncio. Escute a voz da natureza e reze com confiança, pois Ele está em todo lugar, basta você confiar. Deus abençoe e até a próxima!



Um comentário:

  1. http://pensamentossempre.blogspot.com/ visite ai padre deus seja sempre com o senhor

    ResponderExcluir